Muitas pessoas gostam de fazer festas temáticas hoje em dia. E uma das que encabeçam a lista é a festa dos anos 50. E o fato de você não ter vivido na época não é motivo para não se vestir a caráter! Existem muitas referências da década, onde a feminilidade, o romantismo e a autenticidade imperavam nas principais rodas sociais. Antes de saber o que vestir, que tal mergulhar na moda na época?
Conhecidos como Anos Dourados, os anos 50 esbanjavam glamour. Estilistas como Chanel e Christina Dior levaram à época muita sofisticação. Um hábito muito comum era recorrer a alfaiates para poder fazer a roupa com o tecido que o cliente mesmo levava. Inclusive, as indústrias têxteis dos anos 50 renovaram-se criando os materiais sintéticos como o náilon, que passou a fazer parte de lingerie e malhas. Toda essa revolução do mundo da moda teve início no fim da Segunda Guerra Mundial, quando o mercado têxtil começou a despontar. E, obviamente, as mulheres começaram a investir mais em suas peças de roupa.
A silhueta no lugar e bem marcada era tendência. As mulheres apostavam em roupas estruturadas: saias com pregas, na altura do joelho, e vestidos com modelagens godês ou lisas, bem rodados e com a cintura destacada. Colares de pérolas e tecidos nobres completavam o look. Chapéus eram usados: geralmente eles tinham formatos pequenos semelhantes aos casquetes. Já para a noite os vestidos tomara que caia eram uma febre e podiam ser complementados com casacos de pele luxuosos e luvas. Além dos saltos muito altos, claro. Enquanto isso, os homens usavam calças de fazenda, mais grossa no inverno e mais fina durante o verão, camisas e casacos, bem diferentes dos modelos que encontramos nas lojas de hoje, pois possuíam um estilo mais fechado.
Para se inspirar, veja o estilo de estrelas da época como Grace Kelly e Marilyn Monroe. Os homens devem checar o visual de James Dean, Marlon Brando e Elis Presley. Uma boa dica é assistir ao filme “Nos tempos da brilhantina”, onde predomina o estilo rock and roll na hora de se vestir, com direito à dupla jaqueta de couro e brilhantina para eles e maquiagem carregada e calças justinhas para elas. Foi nessa época que movimento do rock começou a dar as caras.
No make, aposte no delineador preto com rímel forte e cílios postiços. Os batons de tons escuros e sobrancelhas desenhadas completam o visual. Os penteados também chamavam atenção e o mais popular era o rabo de cavalo com franja usado pela Brigitte Bardot.
Quer saber mais? Visite nossa loja na Av. Eusébio Matoso, 191 – Pinheiros – São Paulo ou acesse nosso site: http://www.fantasiascriativas.com.br/